terça-feira, 18 de março de 2008

Contos e Descontos

Eu seria uma ótima professora (de filosofia, de história, de teatro de literatura..., diretora de alguns filmes, até uma simples psicóloga ou quem sabe uma bela sambista (que como a música da Maria Rita "Fim de semana eu viro batuqueira, pego meu pandeiro, vou pra Madureira pro meu glorioso Império Serrano, que vai ganhar e subir este ano"), mas no meio de sonhos e teorias de profissão sobra sempre a realidade, ela é a incógnita mais atrevida que eu já conheci, está sempre serelepe, querendo aparecer. Quando se vence a incógnita, as coisas ficam mais sérias ou mais loucas; e quando se tornam loucas, digo no sentido de serem mais subjetivas que o próprio sonho.
Já quis ser tanta coisa
nesses pequenos quase 18 anos que já me perdi no rastro de tanta lama... Aprender com isso até que é um pé na frente, depois que você bate de cara com uma parede bem grande mais de uma vez e não aprende as coisas vão ficando mais pesadas e mais críticas se analisadas de forma racional, porque de uma forma emotiva, você cai desanda no choro e quem sabe um dia levanta.
Nunca tive uma EXATA ajuda nos talentos que todos vêem que eu tenho ( se é que eu tenho), porém isso me ajudou a pensar um pouco melhor no que eu quero pra mim. Veja bem , eu disse que "me ajudou a pensar um pouco melhor", não que seja isso precisamente o melhor pra mim!
-"Mãe, eu quero fazer teatro!" . A seguir a seguinte frase que persegue e aniquila todos os pensamentos férteis de uma vida tranquila ... - "Vai falar com seu pai!". E o sonho ACABOU...
Meu pai nunca foi do tipo gladiador da ditadura, porém fazer algo que não combine: casa, colégio, estudar; é um pouco complicado de ser entendido. Salve-se quem puder, na arena a fera está solta. Papinho pra cá, blá, blá ,blá pra lá e o que eu mais queria nesse mundo inteiro se dissipou, sabe assim no exemplo de enforcar o bonequinho, da brincadeira da forca, quando te faltam, sobram letrinhas e nenhuma delas se encaixa? Nesse caso as letrinhas são simples números de anos vividos, onde nenhum deles vai se encaixar nos tracinhos até o bonequinho ser completamente enforcado.
Ontem eu ouvi do meu professor "nós somos os verdadeiros atores e os passageiros nossa plateia, aqui não há artista!". Eu vou virar uma aeronauta tripulante (aprendi hoje que eu preciso de carteirinha pra ser aeronauta e outros "exames" para ser tripulante), é sim! Eu vou voar. Mais do que voar , eu vou "cuidar" dos passageiros a bordo.
E tudo começou assim... "Quero ter uma oficina de arte!" Pra isso, preciso de dinheiro, para ter dinheiro eu preciso trabalhar, preciso trabalhar com algo que eu goste e que dê dinheiro, antes disso eu preciso de liberdade, no meio disso eu preciso conhecer a cultura do mundo, no fim de tudo eu preciso que isso seja em um tempo recorde. Ufa! Juntando a fome com vontade de comer... Liberdade, dinheiro, conhecer, ajudar pessoas... E no fim de tudo
Atores de Uma Aeronave (grava isso porque vai ser o nome da minha primeira obra teatral).
O começo é sempre muito divertido e embora eu com muitas dúvidas ainda (se tranco o curso e vou fazer teatro) creio que não é tão péssima idéia assim cuidar da segurança de pessoas, conhecer um pouquinho desse mundo e ainda por cima ganhar um "extra" em troca. Eu não tenho família (marido, filhos) e meus pais precisam se acostumar com a idéia de eu cair na vida de uma forma saudável, sei que nunca eles vão querer o meu mal, mas me proteger tanto não vai trazer resultado algum...
Não sei se estou exatamente pensando em mim, não sei se estou indo longe demais. Sabe que nem sei se a palavra "saber" é exatamente a que devo usar.SABE quando alguém te pergunta, "tá chovendo lá fora?" e você acabou de acordar e diz " sei lá". Esse sei lá é uma certeza de que você não tem certeza de nada. Mas eu tenho muitas certezas, eu tenho variadas certezas; e embora o certo e o errado não existam, eu tenho tantas certezas que acho que existem muitos certos e errados... Isso me faz uma pessoa verdadeiramente indecisa e eu não sou assim, esse não sei, provavelmente é porque eu ainda não me convenci de que há mais coisas além das que eu posso prever pressentindo.

Nenhum comentário: